Studio


Castellano

Atelier Metropolitano

É uma estrutura produtiva e criativa capaz de atender clientes tanto do setor privado quanto do setor público, nas áreas de urbanismo, arquitetura e paisagismo, atuando com a consultoria de prestigiosas firmas de infra-estrutura, cálculo estrutural, patrimônio histórico, meio ambiente e eco eficiência.

Com mais de 20 anos de experiência, atua nas quatro escalas de intervenção urbana: pequena, média, grande e territorial.

Na área residencial especificamente, os projetos incluem desde grandes setores urbanos habitacionais para as diversas faixas de renda, até residências individuais e interiorismo.

Com capacidade de resposta adequada às necessidades do cliente, as áreas de investigação, criação e produção do Atelier Metropolitano, mantém uma permanente interação garantindo qualidade de projetos junto com rapidez de resposta ás mais complexas solicitações.

Entendemos o projeto como o desafio de relacionar questões da mais variada índole, que vão do macro ao micro, do publico ao privado, do social ao individual, do econômico ao ecológico, e do ético ao estético.

O tarefa projetual consiste na capacidade de articular com consistência todas as variáveis que intervém em cada caso, oferecendo respostas onde a relação custo-benefício - sentido das ações, está na base das considerações.

Se trata sempre, de atuar profissionalmente garantindo a qualidade estética e funcional dos projetos.

 

Consultoria para elaboração e montagem de programas e projetos de estruturação sócio-espacial.

Desenvolvimento de Políticas Públicas e de Projetos de Articulação física e social nas áreas de urbanismo, arquitetura, patrimônio edificado, mobilidade urbana e mobilização produtiva do território, buscando a confluência de inteligência comunitária e suporte institucional público.

Dirigido aos órgãos públicos federais, provinciais ou municipais e instituições publicas e privadas, consistindo no apoio técnico e profissional para a formulação de programas e elaboração de projetos de articulação física e social, nas quatro escalas de projetos urbanos: pequeno, médio, grande e territorial.

Em cada uma das quatro escalas, dependendo das características dos programas e dos objetivos que se querem alcançar, o trabalho também inclui o desenho urbano e arquitetônico, planejamento prospectivo e desenvolvimento de diferentes cenários para possíveis horizontes de 10,15 e 20 anos.

Programas contando experientes especialistas em eco-eficiência, infra-estrutura urbana, urbanização e habitação da vida social, transporte e mobilidade urbana, patrimônio histórico, regularização fundiária, assistência social, geração de emprego e renda, cultura, esporte e saúde. Com mais de 15 anos de atividade contínua no desenvolvimento de projetos conjuntos, tanto para a cidade formal, como para a cidade informal.

Desde 1994 temos elaborado projetos, todos construídos para a gestão dos centros do bairro dentro do programa Rio Cidade; projetos desenvolvidos dentro do programa Favela Bairro; as urbanizações realizadas para os complexos de favelas dos projetos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para o Complexo do Alemão, Complexo de Manguinhos, o Núcleo Habitacional da Rocinha e o projeto de assistência técnica para a implementação do recente sistema de transporte por teleférico para o Complexo do Alemão.

As consultorias incluem a implementação de Seminários e Workshops preparatórios da definição dos programas e do desenvolvimento dos projetos, propondo soluções concretas para as questões abordadas.


Arquiteto Urbanista responsável pela empresa

Nome: Jorge Mario Jáuregui
Profissão: Arquiteto Urbanista
Registro Profissional: CAU/RJ – A1069-3
                                                         

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

  • Arquiteto diplomado pela “Facultad de Arquitectura de la Universidad Nacional de Rosário”, Argentina;
  • Arquiteto-Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro;
  • Doctor Honoris Causa pela Universidad Nacional de Rosario, Argentina.

ASSOCIAÇÕES TÉCNICAS PROFISSIONAIS

  • CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo
  • IAB – Instituto dos Arquitetos do Brasil

PRINCIPAIS CONCURSOS PÚBLICOS DE PROJETO

  • Vencedor do Concurso Nacional Rio-Cidade, projeto para a rua do Catete, Rio de Janeiro. 1994 (projeto construído).
  • Vencedor do Concurso Nacional Favela-Bairro, Rio de Janeiro. 1995 (mais de 15 projetos construídos).
  • Vencedor da licitação Internacional para o Desenho do Mobiliário Urbano da Cidade do Rio de Janeiro,1999, (projeto implantado).
  • Vencedor do Concurso Nacional Morar Carioca, Rio de Janeiro. 2013 (projeto para o Complexo do Dique, (atualmente em fase de construção)
  • Vencedor do Concurso Nacional Porto Olímpico do Rio de Janeiro, Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
  • Responsável Técnico pela elaboração dos Projetos Executivos de Urbanismo, Paisagismo, Arquitetura e Mobiliário Urbano para a  Estruturação Sócio-espacial do Complexo do Alemão (PAC) incluindo o projeto para implantação do Teleférico. Projeto desenvolvido para a EMOP, Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro. 2009-2012.
    Contratante: Consórcio Rio Melhor.
  • Responsável Técnico pela elaboração dos Projetos Executivos de urbanismo, arquitetura, paisagismo e mobiliário urbano para a Urbanização do Complexo do Dique, Programa Morar-Carioca, 2013-2015.
    Contratante: Secretaria Municipal de Habitação (SMH).
  • Responsável Técnico pela elaboração do Diagnósticon, Estudo Preliminar e Projeto Básico para o Bairro Domingo Savio, Santo Domingo, República Dominicana.
    Projeto desenvolvido para a URBE, Unidad Ejecutora para la Readecuación de La Barquita y Entorno, Santo Domingo – República Dominicana, 2017
    Contratante: Ministério de  la Presidencia, República Dominicana.
  • Responsável Técnico pela elaboração do Diagnóstico, Estudo Preliminar e Projeto Básico para as comunidades, Santana, Lourival Carvalho e Nova São Vicente, Araruama – Rio de Janeiro 2015.
    Contratante:Prefeitura de Araruama - RJ
  • Responsável Técnico pela elaboração do “Plano de Desenvolvimento Urbanístico do Complexo do Alemão”, para a Prefeitura do Rio de Janeiro, 2002-2003.
    Contratante: Secretaria Municipal de Habitação (SMH).
  • Responsável Técnico pela elaboração do “Plano de Desenvolvimento Urbanístico do Complexo de Manguinhos”, para a Prefeitura do Rio de Janeiro, 2003-2004.
    Contratante: Secretaria Municipal de Habitação (SMH).
  • Responsável Técnico pela elaboração dos Projetos Básicos para melhorias Habitacionais e Centros Comunitários, no entorno das estações Adeus e Palmeiras do Teleférico do Alemão, no Plano de Requalificação Sócio-ambiental do Complexo do Alemão,2014-2015.
    Contratante: EMOP Empresa de Obras Púbicas do Estado do Rio de Janeiro.
  • Responsável Técnico pela elaboração dos Projetos Executivos de Urbanismo, Paisagismo, Arquitetura e Mobiliário Urbano para a Estruturação Sócio-espacial do Complexo de Manguinhos (PAC) incluindo o projeto de  Elevação da Via Férrea e a construção da Nova Estação de Trem Manguinhos. Projeto desenvolvido para a EMOP, Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro, 2010-2013.
    Contratante: Consórcio Manguinhos.
  • Responsável Técnico pelo Plan de Estruturación sócio-espacial para Villa Jardim y el predio de Fabricaciones Militares, Lanús, Provincea de Buenos Aires, Argentina, 2012.
    Contratante: Ministério de Desarrollo Social – Provincia de Buenos Aires, Argentina.
  • Responsável Técnico pela elaboração do Estudo Preliminar para o Redesenho do Bairro Dharavi em Mumbai, India. 2007
    Contratante: Dharavi Redevelopment Project – Sr. Nitesh Kumar
  • Responsável Técnico pelo Projeto Rio Cidade-Catete, para a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, incluindo a  reformulação urbanístico-paisagística da rua do Catete e Praça São Salvador, 1994.
    Contratante: IPLANRIO.

  • Responsável Técnico pela elaboração do projeto de Mobiliário Urbano para a Zona Sul do Rio de Janeiro, 1999, para o IPLANRIO. Projeto implantado.
    Contratante: Adshel International

  • Plano de Ordenamento Territorial para o Patrimônio Imobiliário da Companhia Siderúrgica Nacional -  Cidade de Volta Redonda – Estado do Rio de Janeiro. 2001
    Contratante: Companhia Siderúrgica Nacional
  • Responsável Técnico e Coordenador de Urbanismo dos projetos referentes ao Programa Favela-Bairro-Grandes Favelas, no Bairro Rollas, contemplando o Diagnóstico e o Macro Plano de Intervenção, para a Secretaria Municipal de Habitação (SMH) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2000 a 2002.
    Contratante: IPLANRIO
  • Responsável Técnico pela elaboração do Projeto de Urbanização da Favela de Fernão Cardim, incluindo o desenvolvimento dos projetos urbanístico, paisagístico, arquitetônico e de mobiliário urbano, Programa Favela-Bairro, para a Secretaria Municipal de Habitação (SMH), 1996.
    Contratante: IPLANRIO
  • Responsável Técnico pela elaboração do Projeto de Urbanização do Complexo Fubá/Campinho, Programa Favela-Bairro, Secretaria Municipal de Habitação (SMH), incluindo o  desenvolvimento dos projetos urbanístico, paisagístico, arquitetônico e de mobiliário urbano, 1997.
    Contratante: IPLANRIO
  • Responsável Técnico pela elaboração do Projeto de Urbanização da favela do Salgueiro, Programa Favela-Bairro, para a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro (SMH), envolvendo o desenvolvimento dos projetos urbanístico, paisagístico, arquitetônico e de mobiliário urbano,1998.
    Contratante: IPLANRIO
  • Centro Empresarial Candelária/RJ, para o Banco Inter Atlântico, com uma área de intervenção de 17.000 m². 1994
    Contratante: Banco Inter Atlântico
  • Master Plan para implantação de Complexo Industrial em Salvador, Companhia Góes Cohabita. 1989
    Contratante: Góes Cohabita

  • Responsável Técnico pelo projeto Favela-Bairro para a Comunidade Areal, desenvolvendo os projetos urbanístico, paisagístico, arquitetônicos e de mobiliário urbano, para a Secretaria Municipal de Habitação (SMH) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2000 a 2001
    Contratante: IPLANRIO
  • Responsável Técnico pelo projeto para a Comunidade Vila Parque da Cidade, desenvolvendo os projetos urbanístico, paisagístico, arquitetônico e de mobiliário urbano, Programa Favela-Bairro, para a Secretaria Municipal de Habitação (SMH) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2000 a 2001
    Contratante: IPLANRIO
  • Responsável Técnico pelo projeto Favela-Bairro, Morro do Dendê, desenvolvendo os projetos urbanístico, paisagístico, arquitetônico e de mobiliário urbano, para a Secretaria Municipal de Habitação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (SMH), 1999 a 2003
    Contratante: IPLANRIO
  • Responsável Técnico pelo projeto Favela-Bairro, Comunidade São Jerônimo, desenvolvendo os projetos urbanístico, paisagístico, arquitetônico e de mobiliário urbano para a Secretaria Municipal de Habitação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (SMH), 1999 a 2000.
    Contratante: IPLANRIO
  • Responsável Técnico pelo projeto Favela-Bairro, Bela Vista da Pichuna, desenvolvendo os projetos urbanístico, paisagístico, arquitetônico e de mobiliário urbano para a Secretaria
    Municipal de Habitação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (SMH), 1998 a 2000.
    Contratante: IPLANRIO
  • Responsável Técnico pelo projeto Favela-Bairro, Rio das Pedras-Grandes Favelas, desenvolvendo os projetos urbanístico, paisagístico, arquitetônico e de mobiliário urbano, para a Secretaria Municipal de Habitação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro,. 1998.
    Contratante: IPLANRIO
  • Responsável Técnico pelo projeto Favela-Bairro, Complexo do Morro dos Macacos, e desenvolvimento dos projetos urbanístico, paisagístico, arquitetônico e de mobiliário urbano, para a Secretaria Municipal de Habitação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (SMH), 2000 a 2003.
    Contratante: IPLANRIO
  •  Tratamento paisagístico da Indústria de Produtos Químicos Bononia S/A
    Endereço: Polo Industrial de Santa Cruz
    Contratante: Bononia S/A
    Área de intervenção 18.000 m2
  •  Health Club (SPA) em Brasília
    Contratante: Academia de Tenis de Brasília - Dr. José Farani
    Área de construção 11.250 m2
  • Centro de Estudos da Defensoria Pública da Procuradoria Geral da Secretaria de Justiça do Estado do Rio de Janeiro
    Endereço: Rua Erasmo Braga, nº 114/14º andar - Centro
    Contratante: Secretaria de Justiça do Estado do Rio de Janeiro
  • Sede Administrativa da Art Filmes - Centro - Rio
    Endereço: Av. Rio Branco, nº 177 - sobreloja
    Contratante: Art Filmes
    Área de construção 600.00 m2
  •  Sede Administrativa da Columbia Pictures - Centro - Rio
    Contratante: Columbia Pictures
    Área de construção 300.00 m2
  • Sede Administrativa do conglomerado Cindam/Gold Mine - Centro - Rio
    Endereço: Rua do Carmo, nº 57, 9º e 10º andares
    Contratante: CINDAM S/A
  • Edifício Comercial/Residencial em Miguel Pereira - Rio
    Contratante: Sr. Alberto Mesquita
    Área de construção 3.500.00 m2
  •  Residência Marília Pera, Lagoa – Rio de Janeiro, 1998
  • Residência Eduardo Vidal,  Armação dos Buzios – Rio de Janeiro, 2000
  • Residência do Ministro Marcílio Marques Moreira, Ipanena – Rio de Janeiro, 2005
  • Residência Caio Blat, Portinho do Massaru – Rio de Janeiro, 2007
  • Residência Athanase Milonopoulos, Resende, Rio de Janeiro, 2012
  • Residência Dirceu Nonato dos Santos, Campo Grande – Rio de Janeiro, 2017