Teleférico - Complexo do Alemão
 

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O conjunto de estações do sistema de teleférico do Complexo do Alemão constitui uma nova presença positiva na paisagem da Cidade do Rio de Janeiro. Hoje, logo que o visitante chega à cidade através do aeroporto internacional do Galeão, ou enquanto espera no hall da sala de embarque para deixar a cidade, já percebe claramente quatro estações do teleférico que aparecem na paisagem, “colocando no mapa”, literalmente, o Complexo do Alemão, antes estigmatizado e “invisível” para o cidadão comum e agora associado a uma nova condição de cidadania, passando de área de exclusão para área de visitação.

O fato das estações aparecerem no mesmo campo visual junto da Igreja da Penha e o Cristo Redentor, constitui um fato relevante. E por estarem próximas da Igreja pode se perceber claramente a “função simbólica” dela no sentido da “elevação vertical” através das suas duas torres (vistas como duas agulhas) em contraste com os tetos brancos horizontais das estações que remetem à condição terrena da comunicação humana. Assim, além de “localizar” o Complexo no território da cidade, as estações fazem alusão, por contraponto com a Igreja, a esse sentido “comunicacional” das estações. Como diz uma canção italiana:

“la línea orizzontale ci spinge su la matéria,
quella verticale, verso lo spírito...”

No Rio, o teleférico é conectado à rede de trens metropolitanos que atende à Zona Norte do município.

Jorge Mario Jáuregui

“Nuevo ícono en el paisaje de Río de Janeiro”
Teleférico del “Complexo do Alemão”

Quien llega  a Río por vía aérea, o desde São Paulo en vehículo terrestre, encuentra ahora una nueva marca en el paisaje. El proyecto de Jorge Mario Jáuregui para el teleférico del Complexo do Alemão representa una nueva presencia en la cima de los morros del conjunto de favelas localizado frente al aeropuerto. Muy próximo a dos esbeltas torres que coronan el morro de la Iglesia de la Penha, cuatro estaciones del teleférico puntúan y colorean el paisaje de casas de ladrillos sin revocar de las favelas cariocas. Con una extensión de 3,5 Km las estaciones funcionan como mirantes de 360º sobre el atractivo paisaje de montañas y mar que caracteriza a Rio de Janeiro.

El proyecto para el conjunto de favelas que integran el Complexo do Alemão fué encomendado por el gobierno del Estado de  Rio de Janeiro después de una visita del gobernador Sergio Cabral a la ciudad de Medellín, que cuenta con un sistema similar. Medellín fue la primera ciudad de Latinoamérica en implementar un sistema de transporte de masa por cable, conectado a  la red de Metro.

El paseo en teleférico por el Complexo do Alemão ya se transformó en atracción ofrecida por las agencias de turismo. Constituye un nuevo conector de la vida de los habitantes del conjunto de favelas donde está inserido y un gran facilitador de la movilidad interna; el teleférico garantiza al mismo tiempo una nueva y eficaz conexión con el centro de la ciudad.

En Río el teleférico se conecta a la red de trenes metropolitanos que atiende a la Zona Norte del municipio, la mas pobre.


Tratamento Paisagístico Projetado

The Rio Times